Coordenador : Gabriel Filipe Santiago Cruz
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392228.2206.377599.24032023
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Cultura
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Identificamos um público bastante heterogêneo entre os interessados pelo Prêmio nas últimas edições. Entretanto, consideramos os seguintes segmentos como prioritários: profissionais do setor audiovisual, jovens estudantes de graduação e ensino médio, professores de todos os níveis de ensino, público adolescente e jovens adultos.
Local de atuação: SESC - São João de Meriti
Objetivo
O principal objetivo desta atividade extensionista é proporcionar ao público que frequenta o LeBlanc, a experiência da linguagem da animação nas mais diversas técnicas. Os objetivos secundários são: - Proporcionar aos estudantes de graduação uma experiência de participação na construção de um evento nacional; - Divulgação e disseminação da produção criativa brasileira nas áreas de Games, Quadrinhos, Animação e Literatura Fantástica. - Divulgação da produção criativa brasileira para o público geral; - Conexão da Academia com o mercado audiovisual, integrando a universidade e o mercado de trabalho; - Possibilitar que novos autores encontrem espaço para divulgar suas obras; - Ampliar o cenário cultural brasileiro; - Ocupar espaços que foram perdidos por outros festivais nacionais que tiveram sua exibição cancelada ou adiada devido à pandemia de Covid19.
Resumo
O Prêmio LeBlanc de Arte sequencial, Animação e Literatura Fantástica é uma premiação brasileira criada em 2018 dedicada a produções nacionais nos campos de história em quadrinhos, animação, literatura fantástica e games. Nascido de uma parceria entre a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto Federal do Rio de Janeiro, Universidade Veiga de almeida e, a partir deste ano a Universidade Federal Fluminense, o evento visa realizar o intercâmbio entre a pesquisa acadêmica e a produção cultural audiovisual nacional, especialmente aquela focada na indústria criativa. Assim, a finalidade do mesmo é apresentar ao público a produção de mercado na área de Arte sequencial, Animação, Literatura Fantástica e Games. Isto se dá por meio de ações que acontecem durante o evento, às quais, destacamos: Palestras, Mesas Redondas, Apresentações de Pesquisas, disponibilização das obras competidoras para o público em geral, e a Premiação. A partir de 2023 serão incluídas oficinas de animação que serão oferecidas ao público do Prêmio. Essas serão elaboradas e executadas pelos estudantes Licenciatura em Cinema e Audiovisual do Departamento de Cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense como parte integrante da disciplina Oficina de Vídeo Processo III.